◄ Arquidiocese de Belém - Região Episcopal São João Batista - Paroquia Divina Misericórdia - Comunidades: Nª S. do Carmo - Nª S. do Perpetuo Socorro - Santa Luzia - Santa Rita - São José Operario - Cristo Redentor - Nucleos de Evangelização:Santissima Trindade - São Pedro - Santo Antonio - ►

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Conhecendo Nosso Espaço Celebrativo - Presbitério

Esta é a primeira postagem da serie "Conhecendo Nosso Espaço Celebrativo" que vai mostrar todos os detalhes da nossa igreja Matriz de São Lucas evangelista. Será uma postagem por semana, a começar pela nave central da igreja, local onde fica o presbiterio e respectivamente o presidente da celebração, e todos os outros ministros que vão desempenhar alguma função ou serviço ao altar, como os coroinhas, ministros da comunhão e leitores, situa-se também a pia batismal, a credencia, (geralmente)o Sacrário, e o Ambão de onde são proclamadas as leituras da santa missa.


1. Credencia: A credencia é uma pequena mesa que fica nas imediações do presbitério, onde são colocadas as alfaias liturgicas como cálice, galhetas,  os recipientes utilizados no o momento do lavabulo e etc.. A credencia também pode ser utilizada para purificação dos vasos sagrados por um ministro devidamente instituído.
 1.2 Pia Batismal: A pia batismal e o local onde são realizados os batizados. Aqui na paróquia, a pia bastismal também fica nas imediaçoes do presbitério, proximo a credencia. No mês passado (março de 2011) a pia batismal da paróquia passou por uma restauração completa.
1.3 Ambão: O ambão também chamado de mesa da palavra, e o local de onde são procalamadas as leituras da santa missa, como a primeira leitura, salmo e evangelho. No ambão também é feita a leitura dos avisos paroquiais, e opicionalmete o presidente da celebração pode optar por fazer a homilia do ambão. Aqui na paróquia, o ambão e feito de madeira nobre com desenhos sacros, e esta situado no lado esquerdo do presbitério.

1.4 Sacrário: É o lugar onde se guardam as hóstias consagradas (santa reserva). Deve estar em local destaque na igreja; e ao lado do sacrário deve-se ter uma lâmpada acesa: sinal de presença do Cristo Eucarístico. Aqui na paróquia,como em varias outras paróquias o sacrário esta situado bem no no centro do presbitério.

1.5 Ciro Pascal: É o símbolo mais destacado do Tempo Pascal. A palavra "círio" vem do latim "cereus", de cera. O produto das abelhas. O círio mais importante é o que é aceso na vigília Pascal como símbolo de Cristo – Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro enfeitado. O Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do tempo pascal, ao lado do ambão da Palavra, ate´a tarde do domingo de Pentecostes. Uma vez concluído o tempo Pascal, convém que o Círio seja dignamente conservado no batistério. O Círio Pascal também é usado durante os batismos e as exéquias, quer dizer no princípio e o término da vida temporal, para simbolizar que um cristão participa da luz de Cristo ao longo de todo seu caminho terreno, como garantia de sua incorporação definitiva à Luz da vida eterna..

1.6 Imagem do padroeiro: No presbitério geralmente esta situada a imagem do padroeiro de cada paróquia, como é o caso de nossa paróquia onde fica situada a Imagem de São Lucas evangelista. A imagem que fica no presbitério e a mesma que sai em procissão todos os anos no mês de outubro pelas ruas do conjunto, na tradicional procissão de São Lucas.     


1.7 Quadro da Divina Misericórdia: Perto do presbitério fica o belíssimo quadro da divina misericórdia, símbolo de devoção dos paroquianos a Jesus Cristo Misericordioso. Na paróquia existe o "Movimento da Divina Misericórdia", que todos os anos organizam a uma pequena festividade em homenagem a divina Misericórdia. A festividade conta com novenas diarias acompanhadas de palestras feitas pelos paroquianos, que este ano contou pela primeira vez com a presença de um coroinha entre os palestrastes. A festividade encerra-se com uma grande procissão que sai da comunidade da divina Misericórdia que fica situada no residencial Helder Barbalho.  
Obs: As imagens que constam nesta postagem foram feitas no tempo da quaresma, e a cor utilizada neste período litúrgico é o roxo, por isso o presbitério esta ornamentado com panos roxos e com os as imagens dos santos cobertas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário