◄ Arquidiocese de Belém - Região Episcopal São João Batista - Paroquia Divina Misericórdia - Comunidades: Nª S. do Carmo - Nª S. do Perpetuo Socorro - Santa Luzia - Santa Rita - São José Operario - Cristo Redentor - Nucleos de Evangelização:Santissima Trindade - São Pedro - Santo Antonio - ►

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dedicação da catedral da diocese de Castanhal



   Diocese sob o governo de Dom Carlos Verzeletti inaugura no domingo a igreja maior, depois de seis anos. Proclamação é uma forma de agradecer pela glória do Senhor sobre as 31 paróquias diocesanas. Cardeal vem do Vaticano para a celebração.
  Vinte e sete de fevereiro de 2011. Uma data histórica para os católicos da Diocese de Santa Maria Mãe de Deus, com sede em Castanhal. Afinal, não é comum termos a chance de testemunhar um acontecimento tão significativo quanto a dedicação de uma Catedral. Os que irão vivenciar este grande dia com certeza não o esquecerão facilmente. Porém, para se preparar esse momento é necessário compreender o que simboliza a dedicação do templo a Deus. Dedicar igrejas é um rito antigo que significa "proclamar solenemente".
É o momento em que o povo rende graças à Santíssima Trindade por ter um lugar onde é possível encontrar a glória do Senhor. A oração de dedicação tem o objetivo de indicar que a igreja é realmente de Deus, sendo oferecida a Ele. Para Santo Agostinho, "nós não erigimos altares aos mártires para oferecer-lhes sacrifícios, mas ao Deus único, Deus dos mártires e nosso".
Assim, a Catedral é convertida em casa de Deus, não formada de pedras, mas de pessoas. É um "" "templo vivo". O Papa João Paulo II, por ocasião da consagração da Catedral de Almudena, na Espanha, afirmou que "vemos a figura e contemplamos a realidade: vemos o templo e contemplamos a Igreja. Olhamos o edifício e penetramos no mistério. Porque este edifício nos revela, com beleza de seus símbolos, o mistério de Cristo e de sua Igreja. E olhando para nós mesmos podemos dizer com São Paulo: "Sois o edifício de Deus... O templo de Deus é santo: esse templo são vocês (1Cor 3, 9.17).".



PREPARAÇÃO
Para que os fiéis diocesanos se preparem espiritualmente para o dia da dedicação, um subsídio de nove encontros foi preparado. Pequenos grupos espalhados pelas 31 paróquias que constituem a Diocese de Santa Maria Mãe de Deus se reúnem para meditar sobre a dedicação da Catedral, seu significado, sentido e importância. Dom Carlos Verzeletti, bispo diocesano, explica que "são pessoas que estão lendo, estudando, refletindo, rezando. Todas as pastorais tiveram oportunidade de refletir sobre a missão própria da Igreja e como a Igreja deve corresponder também aos anseios de Nosso Senhor Jesus Cristo". De 21 a 24, das 19h30 às 20h15, na Catedral, quatro noites de retiro espiritual também ajudaram na preparação dos católicos de 25 municípios.
Em Salinas, a coordenadora do Setor Juventude, Joziane Lisboa, afirma está ansiosa para "viver o momento". "Estamos nos preparando e compreendendo que nós fazemos parte desta construção da Catedral. A Catedral é formada pelo seu povo, que deve está em sintonia com ela. Com os encontros estamos conhecendo os momentos que iremos ver no dia da dedicação". Sessenta salinenses participarão da celebração.
Para Dom Carlos, "a Igreja de Castanhal, que é a noiva, olha para o seu amado, seu Senhor, que é Jesus Cristo. Em lugar de a noiva olhar para si, queremos que nestes últimos dias a Igreja olhe para Jesus Cristo. Nós entendemos o que somos como Igreja quando, olhando para Jesus, descobrimos quanto é grande seu amor por nós, que somos a sua Igreja. Nós temos uma visão bonita da Igreja quando a olhamos com o olhar de Jesus e, olhando para Ele, olhamos para o nosso ser Igreja". 

Templo guardará relíquias de grandes santos católicos
 
 A celebração da dedicação no domingo, 27, tem início fora da Catedral, que estará com as portas fechadas, quando um representante de todos os operários da construção do templo entregará ao Cardeal Giovanni Battisti Ré as chaves da porta da igreja, como o resultado do trabalho coletivo. O purpurado pedirá, então, ao bispo que abra as portas para que o povo entre. A igreja e o povo serão aspergidos com água benta.
Após a homilia, haverá uma procissão com relíquias de santos, que serão colocadas e seladas dentro do altar. Os restos mortais são de Santo Inácio de Loyola, fundador dos padres jesuítas, os primeiros missionários da região amazônica; de Santa Teresinha do Menino Jesus, para representantar a Escola de Evangelização dos Missionários; de Santa Angela Merici, padroeira da terra natal do bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, Bréscia (Itália), cuja diocese ajudou significativamente na construção do templo; de São João Bosco, como símbolo do zelo e amor com a juventude; de Madre Teresa de Calcutá, trazida da Índia por uma irmã missionária da Bem-Aventurada Madre Teresa de Calcutá; além de uma lasca de pedra da Casa de Nazaré, onde a Sagrada Família morou na Galileia. Além disso, um documento assinado pelos bispos presentes na celebração e uma moeda serão colocados junto às relíquias. Em seguida, é feita a oração de dedicação da Catedral, com a invocação de todos os santos na proclamação da ladainha.
Dom Carlos explica que "a única coisa que recebe uma atenção especial é o altar. Ele será ungido, incensado. O celebrante vai ungir, com o óleo do crisma, o altar, porque o altar é Cristo, que quer dizer ungido. Após a unção, as doze cruzes, colocadas nas colunas que representam os doze apóstolos da Igreja, também são ungidas. Se esta Igreja está alicerçada na pedra fundamental que é Cristo, ela está alicerçada nos doze apóstolos, por isso se unge as doze colunas".
"Depois, entra um tacho cheio de fogo, que é colocado no altar, onde é derramado um incenso. Com o turíbulo, vamos incensar as doze colunas e o povo. Então veremos a iluminação do altar porque Cristo é a luz que ilumina, ilumina a Igreja e é a iluminação da própria Igreja. São acesas doze velas onde tem as doze cruzes. Depois é iluminada a Catedral toda", disse o bispo.
Após o rito litúrgico, são colocados os paramentos do altar, como toalha e flores. Ao término do momento da comunhão, a cripta, local onde fica o Santíssimo, será abençoada. Assim como o memorial, uma placa de ferro contendo os dados históricos da construção da Catedral, também será abençoado ao fim da celebração. Para as pessoas que irão assistir à dedicação fora da Catedral, na Praça dos Doze Apóstolos, haverá dois telões e cadeiras para cinco mil pessoas. Além de transmissão ao vivo pela TV Nazaré e Rádio Nazaré FM. 
Vejá tudo isso e muito mais no jornal "Voz de Nazaré" que esta avenda em todas as celebraçoes da paroquia São Lucas Evangelista, atraves do grupo dos coroinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário