◄ Arquidiocese de Belém - Região Episcopal São João Batista - Paroquia Divina Misericórdia - Comunidades: Nª S. do Carmo - Nª S. do Perpetuo Socorro - Santa Luzia - Santa Rita - São José Operario - Cristo Redentor - Nucleos de Evangelização:Santissima Trindade - São Pedro - Santo Antonio - ►

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Coord. da Eq. de Liturgia fala sobre a chegada do Advento

 *Cristo Rei do Universo "Ele é o senhor dos tempos e da humanidade": 
- com a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, celebrado no ultimo dia 20 de novembro, marcamos o ponto de chegada de nosso ano litúrgico A (Matheus). Celebramos os mistérios da vida de Jesus, desde seu nascimento até a sua morte e ressurreição, sua ascensão, pentecoste, e tantos outros mistérios da sua vida, da virgem Maria e dos santos. Neles celebramos também nossa caminhada para Deus. Juntamente com a festa de Cristo Rei, a Igreja no Brasil declarou esse domingo (20/11) dia nacional do leigo (a), os missionários do Reino de Deus nas diferentes áreas e atividades, que tecem a vida humana, religiosa e social. Inseridos no mundo, os leigos (as) são chamados a impregnar as estruturas da sociedade com valores cristãos. Louvemos e agradeçamos por todas as graças e bençãos recebidas de sua bondade, ao longo da caminhada do ano que passou. 
* A liturgia no tempo do advento:
 -  Com o tempo do advento, iniciamos não só um novo tempo litúrgico, mas também um novo ano litúrgico. Somos convocados a percorrer com Jesus Cristo um itinerário pascal. Este ano (Ano B), percorreremos o itinerário proposto pelo evangelista Marcos. Ele nos convida a refazer hoje os passos que Jesus fez na busca da vontade do pai, desde a Galileia até Jerusalém, lugar onde o servo sofredor será perseguido, executado na cruz e ressuscitado dos mortos. O advento com suas quatro semanas irrompe como um tempo e um espaço de renovação. O Advento afasta o pessimismo, ao proporcionar um cima de alegre expectativa. Faz renascer a força da esperança, que renova o entusiasmo de nossas comunidades.
 O tempo do advento do advento é marcado de grande riqueza espiritual, para aproveitar bem toda sua riqueza , convém que se cuide com o maior carinho dos detalhes externos deste tempo (cantos, espaços litúrgicos  símbolos, leituras, e orações), podemos citar alguns:
- Descobrir através do advento, o mistério de Cristo em cada pagina da sagrada escritura. 
- Usar a cor roxa ou rosada (embora a cor litúrgica indicada no diretório seja roxa exceto no 3° domingo; muitas comunidades estão usando o rosado ou violeta durante o Advento para diferencia-lo do roxo quaresmal).
- Usar a coroa do Advento que contém uma linguagem de silencio, mas que fala forte através do circulo, da luz, das cores, e dos gestos.
Muitos outros gestos podem ajudar e animar nossas comunidades a vivenciar a riqueza deste tempo como por exemplo celebrar a novena de natal. Com atenta vigilância, alegre expectativa, vivamos o tempo do advento retomando o seguimento de Jesus, tornando-nos, como ele, discípulos missionários da vida e da paz, fazendo crescer em nós e em nossas comunidades a certeza de que ele continua vindo através de nós.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário