◄ Arquidiocese de Belém - Região Episcopal São João Batista - Paroquia Divina Misericórdia - Comunidades: Nª S. do Carmo - Nª S. do Perpetuo Socorro - Santa Luzia - Santa Rita - São José Operario - Cristo Redentor - Nucleos de Evangelização:Santissima Trindade - São Pedro - Santo Antonio - ►

terça-feira, 27 de setembro de 2011

São Cosme e São Damião


Hoje lembramos de dois dos santos mais conhecidos da Igreja: São Cosme e São Damião. Cosme e Damião eram irmão gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e desde jovens eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram também a ser missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração, levavam a muitos a saúde do corpo e da alma. 

 Viveram na Asia menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano de 300 da era Cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar de feitiçaria e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre: " Nos curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder!" 
 Diante da insistência, quanto a adoração dos deuses, responderam: "Teus deuses não tem poder algum, nos adoramos o Criador do céu e da Terra!". Os Irmãos jamais abandonaram a fé, e diante disso foram decapitados no ano 303. São considerados popularmente como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina. No calendário litúrgico comemoramos os santos irmãos no dia 26 de setembro, mais popularmente aqui no Brasil comemora-se os santos no dia de hoje, 27 de setembro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário