◄ Arquidiocese de Belém - Região Episcopal São João Batista - Paroquia Divina Misericórdia - Comunidades: Nª S. do Carmo - Nª S. do Perpetuo Socorro - Santa Luzia - Santa Rita - São José Operario - Cristo Redentor - Nucleos de Evangelização:Santissima Trindade - São Pedro - Santo Antonio - ►

quarta-feira, 2 de março de 2011

Dedicação da catedral de Santa Maria Mae de Deus

Fachada da Catedral de Santa Maria Mãe de Deus
Diocese de Castanhal 
A Dedicação de uma Igreja Catedral é considerada a Cerimônia Litúrgica mais solene da liturgia católica, e foi no ultimo dia 27 de fevereiro de 2011 que a Diocese de Castanhal, dedicou a sua Igreja Mãe, a celebração foi presidida pelo representante do Papa Bento XVI, o Eminentíssimo Cardeal Giovanni Batistti Ré (Prefeito Emérito da Congregação para os Bispos), contou ainda com a presença de Dom Lorenzo Baldisseri (Núncio Apostólico no Brasil), Dom Alberto Taveira (Arcebispo Metropolitano de Belém), Dom Jesus Maria Cizaurre (Presidente do Reginal Norte II - CNBB), entre outros Bispos do Pará e representantes do Clero da Diocese de Brecha (Diocese de Origem de Dom Carlos, situada ao norte da Itália), além de centenas de Padres, Diáconos e Seminaristas.
Em sua homilia, o Cardeal Ré declarou que a nova catedral, "é um ponto de referência para testemunho de todo cristão, para proclamar a fé e a união a Cristo. É uma casa de oração, escola da verdade e amor fraterno, lugar de encontro com Deus (...) e aqui se formam os discípulos da palavra", definiu.
Dom Carlos Verzeletti, bispo da Diocese de Castanhal há cinco anos, se declarou agradecido a todos os que colaboraram para a construção da nova Catedral. "Eu quero somente agradecer. Essa é uma obra de Deus, mas ela só será bonita quando não faltar nenhum de nossos irmãos, é assim que ela se conclui. A Catedral é de vocês e esse prédio não tem nenhum sentido sem vocês, que são a Igreja Viva".
Sob o altar da nova Catedral foram depostas as relíquias da beata Madre Tereza de Calcutá, de santa Terezinha do Menino Jesus, santo Inácio de Loyola, são Carlos Borromeo, são João Bosco e santa Ângela Merici, além do pergaminho contendo a ata da cerimônia.
A nova catedral terá amplo espaço para missas e eventos religiosos das 31 paróquias de 25 municípios do nordeste paraense. Lá funcionará a Casa dos Irmãos, que oferecerá hospedagem para padres, secretarias pastorais e outras atividades religiosas. O prédio contará ainda com sete salas de reuniões, biblioteca, auditório, refeitório com cozinha industrial e duas salas para reuniões externas com claridade natural. Também há jardins e obras de arte, painéis e mosaicos de artistas italianos e paraenses, inclusive uma cruz com mais de quatro metros, pintada por Dom Carlos Verzeletti, além dos sinos, uma porta de bronze de três toneladas e o altar, de quatro toneladas.
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário