◄ Arquidiocese de Belém - Região Episcopal São João Batista - Paroquia Divina Misericórdia - Comunidades: Nª S. do Carmo - Nª S. do Perpetuo Socorro - Santa Luzia - Santa Rita - São José Operario - Cristo Redentor - Nucleos de Evangelização:Santissima Trindade - São Pedro - Santo Antonio - ►

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Novo Bispo auxiliar da arquidiocese de Belem



 Pe. Teodoro Mendes Tavares

  BELÉM - Os fiéis da Igreja Católica em Belém agora podem contar com o apoio do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. Africano, formado em Filosofia e Teologia, o padre Teodoro Mendes Tavares foi anunciado pelo Papa Bento XVI, às 8h da manhã desta segunda-feira (16), em Roma. Em Belém, a nomeação aconteceu meia-hora depois, em uma coletiva de imprensa na Cúria Metropolitana.

A solicitação de um bispo auxiliar pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, foi feita em junho de 2010 ao Papa e foi aceita em setembro do mesmo ano pelo Santo Padre. No dia 1º de fevereiro Bento XVI escolheu o religioso que assumirá o cargo. Para o arcebispo, a experiência de Teodoro Tavares pode ter sido o fator chave na escolha. 'O currículo dele, a experiência amazônica, e mesmo a formação acadêmica dele deve ter contribuído para ser escolhido pelo Papa para assumir o cargo', comenta.

Entre as responsabilidades do novo bispo está a realização de crismas e a formação de pastorais. 'Ele vai exercer as mesmas funções do arcebispo. Não há diferenças. Ele vem para dividir as tarefas comigo. Assim que ele começar a atuar vamos sentar e ver o que cada um irá fazer daqui para frente', afirmou Taveira.

O novo bispo será ordenado no dia 8 de março na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, na África, e deve começar a atuar na Arquidiocese de Belém no dia 23 de junho, dia de Corpus Christi. 'Esse é o tempo que o padre tem para se desligar das outras funções sacerdotais dele e começar a se dedicar exclusivamente à Arquidiocese', explica.

A Província de Belém, como a Igreja Católica denomina o conjunto de igrejas que fazem parte da Arquidiocese de Belém, conta hoje com 15 Dioceses, entre Pará e Amapá,  além da própria Arquidiocese, com sede em Belém. 'É uma área muito grande e estou feliz pelo Papa ter atendido ao meu pedido, pois assim poderemos cuidar melhor da nossa Província', concluiu o arcebispo.

Biografia
O padre Teodoro Mendes Tavares, de 47 anos, nasceu na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, no dia 7 de janeiro de 1964. Ele ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo em 1984. No mesmo ano viajou para Portugal, a fim de continuar sua formação religiosa e acadêmica, para o ministério ordenado.

Em 1985, iniciou o noviciado e em 1986 fez a primeira profissão religiosa. A profissão perpétua veio em 1989. Antes, em 1986, Teodoro cursou Filosofia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Logo após, em 1988, ele fez o curso de Teologia e Licenciatura em Lisboa.

O padre foi ordenado presbítero em Cabo Verde em 11 de julho de 1993 e em 1994 ele chegou pela primeira vez ao Brasil para exercer a Missão na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário