◄ Arquidiocese de Belém - Região Episcopal São João Batista - Paroquia Divina Misericórdia - Comunidades: Nª S. do Carmo - Nª S. do Perpetuo Socorro - Santa Luzia - Santa Rita - São José Operario - Cristo Redentor - Nucleos de Evangelização:Santissima Trindade - São Pedro - Santo Antonio - ►

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Semana Santa - Terça-feira Santa

Na Terça-feira Santa  foi realizada a tradicional "Ceia Judaica" na paroquia São Lucas Evangelista, que acontece todos os anos sempre na terça-feira santa. A ceia judaica representa a Última Ceia realizada por Nosso Senhor Jesus Cristo com seus apóstolos antes da crucificação, segundo o antigo rito judeu, a ceia judaica foi um “Séder”: uma solene refeição sacrifical pascal. Para nós, cristãos, a Ceia é uma cena da Paixão, e nós a reencenamos todos os anos para viver as últimas horas do Senhor neste mundo.

 O cardápio servido na ceia Judaica, tem vários significados e tradições, para você entender melhor colocamos abaixo alguns significados dos alimentos.
1. KIDDÚSCH: significa vinho. Assim como o pão ázimo repartido, o vinho é bebido em uma taça comum, expressava a unidade do povo. Quatro cálices são bebidos durante a Ceia, significando: santificação, redenção, bênção e aceitação.
2. PESSÁCH: significa passagem, saída, libertação. Mas usamos esta palavra para indicar também o cordeiro pascal – o cordeiro da passagem – que nossos antepassados comeram naquela noite, no Egito. É o cordeiro assado.
3. MATSAT: era o pão ázimo. O pão do sofrimento feito só com farinha e água, sem fermento; representava o pão feito pelos judeus durante a partida apressada do Egito, quando não houvera tempo para levedar. A divisão de uma grande matsat entre todos os que estavam à mesa, por duas vezes na Ceia Pascal, era expressão de união.
4. MARÓR: significa erva amarga; mergulhadas em vinagre e sal, relembravam-lhes a amargura da escravidão e o sofrimento no Egito.
5. HAROSSET: é um patê doce, uma mistura de cor vermelha, de maçãs e nozes picadas,    canela e vinho.                                                                                                             
     Outros significados:
1. ERÚV – ACENDENDO AS LUZES DA FESTA -> Nos lares das famílias judias, cabia à mãe acender as luzes dos candeeiros e assim dar vida e alegria ao ambiente em que se realizavam as solenidades. Podemos supor que na Última Ceia foi Maria quem o fez.
2. KIDDUSH a bênção da festa.
3. UREHÁTS – ablução das mãos -> O ato de lavar as mãos durante a Ceia Pascal significa a purificação interior de todos aqueles que participam do solene ritual, assim como acontece na missa hoje. Muito provavelmente, foi justamente neste ponto da Ceia que Jesus se levantou e lavou os pés dos seus discípulos.
4. HAGGADÁ NARRAÇÃO DA SAÍDA DO EGITO feita em 3 partes 



Cerca de 200 pessoas entre leitores, cantores, convidados a mesa, e assembléia, participaram da ceia judaica este ano. Entre os convidados a mesa estavam o coordenador do grupo dos coroinhas: Leonardo Branco, e sua mãe: Lidia Branco que fizeram respectivamente o papel da "Mae" e do" Filho mais novo" ou " O mais jovem" que tem um importante papel na dramatização da ceia. Após o termino da ceia Judaica, toda a comunidade presente foi convidada pelo dirigente, o Pe. Garcia, a provar dos alimentos servidos, entre eles o cordeiro assado.





 BASTIDORES: Está se tornando habito e uma marca deste Blog, registrarmos e postarmos os bastidores dos acontecimentos de nossa paróquia. Não poderíamos deixar de registrar algumas imagens das pessoas que trabalharam incansavelmente, ou mesmo ajudaram de alguma forma, para a realização de mais esta ceia judaica.




Você confere todas as fotos da ceia Judaica 2011 e de seus bastidores, no Orkut dos coroinhas:
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=17757918799238321926                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário