◄ Arquidiocese de Belém - Região Episcopal São João Batista - Paroquia Divina Misericórdia - Comunidades: Nª S. do Carmo - Nª S. do Perpetuo Socorro - Santa Luzia - Santa Rita - São José Operario - Cristo Redentor - Nucleos de Evangelização:Santissima Trindade - São Pedro - Santo Antonio - ►

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Semana Santa - Quarta-feira Santa

  A quarta-feira Santa foi marcada pela tradicional "PROCISSÃO DO FOGAREL" que simboliza a busca e prisão de cristo. Dela participam personagens encapuzados levando tochas acesas, denominados Farricocos, que seriam penitentes e mantedores da ordem religiosa, cerca de 40 jovens entre os jovens da crisma e coroinhas levaram as tochas acesas na procissão. A procissão iniciou ás 19:00hs saindo da capela São Pedro e percorreu as principais ruas do conjunto Guajara I, com "estações" espalhadas durante todo o percurso. 


A cerimônia é rica em detalhes, as figuras encapuzadas remontam as cerimônias espanholas, mais especificamente as de Toledo e Sevilha, os encapuzados, a escuridão, as tochas, o bumbo e as catracas tocadas durante a procissão, criaram um clima medieval assustador. Participaram da procissão os Padres Garcia (pároco) e o Pe. Edvaldo(vigário paroquial) que fizeram as leituras e meditações ao longo da procissão.


   





As estações são pontos pré-definidos onde são feitas as leituras e meditações durante o percurso da procissão. Este ano a procissão não pode contar com as tradicionais encenações  da prisão de Cristo que eram realizadas pelos jovens do grupo de arte.       



  






CURIOSIDADE: A procissão do fogarél de Goiás e uma das cerimônias mais belas do Brasil e atrai todos os anos milhares de pessoas. Para saber mais da procissão do fogarel Goiás acesse o link abaixo. 
http://www.vilaboadegoias.com.br/fogareu.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário