◄ Arquidiocese de Belém - Região Episcopal São João Batista - Paroquia Divina Misericórdia - Comunidades: Nª S. do Carmo - Nª S. do Perpetuo Socorro - Santa Luzia - Santa Rita - São José Operario - Cristo Redentor - Nucleos de Evangelização:Santissima Trindade - São Pedro - Santo Antonio - ►

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Campanha da Fraternidade 2012

A conferencia nacional dos bispos do Brasil (CNBB) promove a campanha da fraternidade (CF) desde o ano de 1964, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma. Em 2012 a igreja deseja sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmas que não tem acesso a assistência da saúde publica condizente com as suas necessidades e dignidade.  A CF 2012 terá como tema: "Fraternidade e Saúde Publica" E o lema: "Que a Saúde se difunda sobre a terra". 
 Toda a ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para ele e para o reino do Pai!
Esta perspectiva norteia as novas diretrizes gerais da ação evangelizadora. Ela é a condição para que, na igreja, aconteça uma conversão pastoral que a coloque em estado permanente de missão, com o advento de inúmeros discípulos missionários, enraizados em critérios sólidos para ver, Julgar e agir no enfrentamento dos problemas concretos da vida do nosso povo. A CF 2012 visa a saúde integral. Há muito tempo ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória  da população brasileira, no campo das politicas publicas. O sus (Sistema Único de Saúde), inspirado em belos princípios como o da universalidade cuja proposta e atender a todos, indiscretamente, deveria ser modelo para o mundo. No entanto, ele ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade e ainda não atende a contento, principalmente os mais necessitados deste serviço. Por isso o objetivo geral da CF 2012 e refletir sobre a realidade da saúde no Brasil  em vista de uma vida saudável, suscitando o espirito fraterno e comunitário na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema de saúde publica.
 CARTAZ:  O cartaz Atualiza o encontro do bom samaritano com o doente que necessita de cuidados (Lc 10, 29-37). A mão do profissional de saudê segurando as mãos do doente afasta a cultura de morte e viabiliza a colhida entre irmãos (o próximo). O profissional encontra-se de pé e o doente encontra-se sentado, ambos olham-se nos olhos, lembra a acolhida e o compromisso do profissional de saúde, gera relação de confiança. Ao fundo há uma cruz, cruz que sustenta que sustenta e ilumina o sentido do cartaz recordando a salvação que cristo nos conquistou. E perceptível que ambos, profissional e paciente, encontram-se felizes, a alegria do encontro recorda aos profissionais de saúde que foram escolhidos para atualizar a atitude do bom samaritano em relação aos enfermos.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário